domingo, 11 de fevereiro de 2024

Breve Biografia - Salim do Carmo


Iniciou sua história política exercendo seu primeiro cargo público em 1950, sendo nomeado regente da Escola de Potinga pelo então secretário da Educação do Estado do Paraná Erasmo Piloto sob a autorização do governador Bento Munhoz da Rocha.

Em 1959 Salim do Carmo se candidatou a vereador no município de Guaraquecaba-PR, sendo eleito ao seu primeiro mandato para atuar na vereança local. 

A carreira política prosseguiu com muito sucesso, tendo sido eleito vereador em mais duas eleições (1963-1968).

Em 1970 ele foi nomeado Juiz de Paz em Tagaçaba pelo então governador do Paraná  Haroldo Leon Peres, indicado pelo regime militar.

O cargo de Juiz de Paz na época era de extrema importância, pois representava o braço do Estado na jurisdição desprovida de autoridades do Judiciário, sendo apto para fazer conciliação, mediação e arbitragem, inclusive celebrar casamentos.

Em 15/ 11/1972 Salim do Carmo é eleito prefeito de Guaraquecaba-PR, onde exerceu o cargo até 1977.

Nascido na localidade de Tagaçaba de Cima, município de Guaraquecaba-PR, no dia 05/02/1923, (filho de José Ferreira  e Maria Fortunato do Carmo). Faleceu em 21/09/1981, na cidade de Paranaguá aos 58 anos.

Alguns fatos importantes da sua história:

Em 23/08/1975 em reportagem publicada no jornal O Estado do Paraná Salim do Carmo fala das dificuldades orçamentárias do município.

Em 1973 ele faz um apelo nas páginas da revista Paraná em Três Dimensões para que o governo estadual na esqueça da manutenção da PR 405, Antonina-Guaraquecaba.

Em 11/08/1973 o governador Emílio Gomes aceita o convite do então prefeito Salim do Carmo, que publica mensagem de bem-vindo ao chefe do executivo estadual no Jornal O Estado do Paraná na época. 

Muitas realizações foram feitas naquele período como construção de pontes, estradas de acesso, como a do Tagaçaba de Cima. 

Também viabilizou o alcance maior do MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização, em todo município.

Inauguração da estrada Antonina-Guaraqueçaba (20/12/1970) iniciada pelo governador Paulo Pimentel e finalizada pelo governador Pedro Viriato Parigot de Souza, que assumiu o cargo após a renúncia do então governador nomeado pelo regime militar Haroldo Leon Peres.

Salim do Carmo estava presente como vereador no primeiro ônibus que iniciou o transporte urbano intermunicipal na região,  veículo da Escânia Vabis – nº 260, da Empresa Sul Americana, tinha 37 lugares, toalete, 204 cavalos de potência, sendo conduzido por Pedro Amaro. Saiu de Paranaguá as 08:00 h. da manhã, do dia 17 de dezembro de 1970, trazendo 18 passageiros convidados, entre eles: Antônio Barbosa Sobrinho, Gabriel Ramos da Silva e Salim do Carmo.

Essa é um breve resumo do grande homem púbico Salim do Carmo.